Câmara Municipal de Gondomar

PROJETOS INOVADORES

Este evento GONDOMAR A INOVAR 3.0 visa a promoção de ações e mecanismos de troca de experiências, quer a nível concelhio quer a nível nacional e internacional. Neste domínio, dá particular atenção à comunicação e partilha do conhecimento gerado pelas instituições do Município e, por projetos de sucesso refletindo as boas práticas nacionais e internacionais.

Assim, são apresentados projetos em diversas áreas de intervenção que se enquadram na definição de inovação e empreendedorismo social, isto é, iniciativas que resolvem problemas sociais/ambientais negligenciados com elevado potencial de transformação positiva na sociedade.

É no cruzamento deste saber, entre os diferentes setores da sociedade, público, privado e sociedade civil, que se encontram soluções inovadoras e sustentáveis que muito contribuem para o crescimento e desenvolvimento do tecido económico e social.
Potenciar
Out Of The Box
Desenvolvimento
Negócios Sustentáveis
Economia Social
As pessoas
Inovação
Concertar
Negócios Sociais
Capacitar
Empreender
Terceiro Setor
A comunidade
Gondomar#Cria#Atividade
 

Gondomar#Cria#Atividade

Consciente da importância da formação e da capacitação pessoal e social das pessoas, enquanto medidas de minimização do impacto das vulnerabilidades sociais, o Município de Gondomar, através do Projeto Gondomar#Cria#Atividade, tem como objetivo contribuir para a integração social e profissional das comunidades residentes nos Conjuntos Habitacionais Municipais em situação de fragilidade social, envolvendo-as nos próprios processos de mudança.

A Operação Gondomar#Cria”Atividade tem como destinatários as pessoas entre os 30 e os 55 anos de idade, residentes nos Conjuntos Habitacionais Municipais, em situação de desemprego, assumindo também um olhar consciente, inclusivo e integrador ao nível da empregabilidade das pessoas com deficiência, incapacidade e/ou doença mental.

Neste sentido, o projeto, assente numa rede de parceiras com organizações do 3º setor e outras entidades públicas e privadas, proporciona um percurso formativo que permite a capacitação pessoal e profissional dos seus participantes, através de um acompanhamento personalizado, assegurando ainda o acompanhamento de proximidade aos agregados familiares dos elementos que integram as ações de capacitação pessoal e profissional, de forma a ultrapassar eventuais constrangimentos pessoais e familiares, através da orientação e trabalho atento, próximo e personalizado.

O plano de ação da Operação, cuja duração prevista é de 36 meses, concretiza-se em três fases distintas, mas indissociáveis:
Fase 1. Sensibilização e captação da população desempregada de todos os conjuntos habitacionais do Município, através da colaboração e articulação com vários serviços e entidades parceiras.
Fase 2. Capacitação Pessoal e Profissional nas áreas de Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário, na área de Animador/a Sociocultural/Turismo e na área de Formação Profissional em Ourivesaria. Complementarmente serão desenvolvidas ações no sentido de desenvolver competências pessoais e sociais que promovam o autoconhecimento, a comunicação, a expressão corporal e emocional e a criatividade.
Fase 3. Empregabilidade e/ou Criação do Próprio Negócio, onde se pretende apoiar e potenciar a criação do próprio negócio e a inserção no mercado de trabalho, através da mobilização e concertação das parcerias institucionais.

São parceiros do Gondomar#Cria#Atividade: o Centro Social de Soutelo, a Associação Mutualista de Gondomar, a Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária, a Querer Ser – Associação para o Desenvolvimento Social, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Gondomar, o CINDOR - Formação Profissional de Ourivesaria e Relojoaria, a Associação de Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal e o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Acreditamos na mudança.
Sabemos que a adversidade gera desenvolvimento e pode criar janelas de oportunidade.
Acreditamos na importância do trabalho em rede.
Acreditamos que a capacitação é a chave para o sucesso.
Acreditamos nas nossas pessoas.
E por isso, vamos Criar Atividade em Gondomar!


Tum Tum Tum
 

Tum Tum Tum

O TUM TUM TUM é um projeto de inclusão pela arte que utiliza a música como ferramenta de capacitação e motivação para a participação e surgiu da necessidade de encontrar respostas diferenciadas para o combate ao desemprego jovem. Este projeto apresenta-se enquanto instrumento de capacitação pessoal e social, facilitador da empregabilidade dos jovens, pretendendo atingir resultados duradouros e visíveis, isto é, permitir que os jovens mantenham o seu posto de trabalho a médio e longo prazo. O Projeto tem como base a metodologia de intervenção pela arte, trabalhando a empregabilidade jovem através da dinamização de oficinas artísticas, utilizando instrumentos formais e informais, movimento e expressão corporal. Através de uma metodologia participativa e inclusiva, parte da premissa de que o desenvolvimento artístico anda lado a lado com o desenvolvimento pessoal. É desenvolvido inicialmente no Território do Concelho de Gondomar, no âmbito da segunda edição do programa de Práticas Artísticas para a Inclusão Social (PARTIS) da Fundação Calouste Gulbenkian, no ano de 2016, promovido pelo Centro Social de Soutelo em parceria com a Associação de Tuberculosos do Norte de Portugal, Associação Juvenil Relata Talentos e Associação Cultural Estrelas Silveirinhos. Alargou a sua acção, no ano lectivo de 2016/2017, para o Concelho do Porto e de Matosinhos, com o apoio respetivamente da Junta de Freguesia do Bonfim e da Câmara Municipal de Matosinhos.


TransformArte
 

Projeto TransformArte

Imagine-se caminhar, sob o laço alucinante da contemporaneidade, num estreito fio onde, ao mais pequeno desalinhado, perde o equilíbrio e, sem rede, vê-se prisioneiro nas malhas de uma nova condição. Já parou para pensar que, a qualquer momento, tudo pode mudar? Esta ténue fronteira coloca a maioria num frágil contexto de “normalidade”, mas… urge questionar: o que significa ser normal? Existirá uma “Ciência” do Normal? Viveremos, todos, sob a hegemonia da fabricação da normalidade? Poderão alguns indivíduos canalizar a sua diferença, permitindo a expressão da diversidade e da criatividade? Dá que pensar… A Saúde Mental e/ou a Deficiência são um universo vasto, complexo e que, muitas vezes, caminham sob o jugo opressor do estigma. Neste contexto, surge o Projeto TransfomArte constituído por um grupo misto, pessoas com deficiência e/ou doença mental e voluntários sob orientação pedagógica-artística da Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos. Este trabalho é o resultado de um projeto baseado nas experiências de vida e tendo como principais objetivos a reabilitação psicossocial dos seus intervenientes, através da vivência de experiências estéticas, de processos criativos/artísticos e da desmitificação do estigma associado à Doença Mental e à Deficiência, reconhecendo e valorizando capacidades, potenciando o eu e fortalecendo o outro. Um processo aberto e exploratório, onde o participante se transforma no potenciador/criador e estruturador do simples. Vidas reais, que sobem ao palco. Experiências de resgate biográfico. Ecos (A) Mar…


A ESCOLHA É TUA!E7G
 

A ESCOLHA É TUA!E7G

A Escolha é Tua! E7G é um projeto da 7ª geração do Programa Escolhas, promovido pela Junta de Freguesia de Rio Tinto e gerido pelo Centro Social de Soutelo.
O projeto tem como principal objetivo promover o sucesso escolar e diminuir os fatores de risco psicossocial a que se encontram expostos crianças e jovens de contextos vulneráveis da comunidade, através do desenvolvimento de ações lúdico-pedagógicas de prevenção, desenvolvimento de competências e promoção da participação cívica. Com particular incidência nos conjuntos habitacionais da Triana, N.Senhor dos Aflitos e Carreiros, visa melhorar a qualidade de vida das crianças, jovens e respetivas famílias em situação de vulnerabilidade, contribuindo para inclusão social.
Medidas de intervenção:
Medida I – Inclusão escolar e a Educação Não Formal
Medida III – Participação, Direitos e Deveres Cívicos e Comunitários
Contextos de Intervenção Rio Tinto:
- Conjunto Habitacional da Triana
- Conjunto Habitacional N. Senhor dos Aflitos
- Conjunto Habitacional de Carreiros
Agrupamento de Escolas:
- AE Pedrouços: EB1 Triana; EB1 Santegãos; EB1 Boucinha
- AE I DMafalda: EB1 Boavista-Lourinhã

Equipa de Projeto
- Coordenadora: Patrícia Silva
- Técnica: Vânia Andrade
- Monitores ocasionais

Consórcio do Projeto
- Junta de Freguesia de Rio Tinto – Entidade Promotora
- Centro Social de Soutelo – Entidade Gestora
- Câmara Municipal de Gondomar
- CPCJ de Gondomar
- Agrupamento de Escolas de Pedrouços
- Agrupamento de Escolas Infanta D.Mafalda
- IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude
- DGRSP – Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
- EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza
- Obra ABC – Amici Boni Concilii
- Relatatalentos – Associação Juvenil


Projeto P@ssport'IN GO E7G
 

Projeto P@ssport'IN GO E7G

O projeto P@ssport'IN GO E7G pretende potenciar a Inclusão Social, através de uma intervenção promotora do sucesso escolar e socioprofissional, de crianças e jovens com idades entre os 6 e os 25 anos, provenientes dos Conjuntos Habitacionais do Monte e da Giesta, da União de Freguesias de S. Cosme, (Gondomar) Valbom e Jovim.

A equipa técnica é constituída por três elementos: Inês Oliveira (coordenadora), Sofia Andrade (Psicóloga) e Catarina Moreira (Assistente Social).

O P@ssport’IN E6G consubstancia-se numa intervenção social integrada, complementar e concertada, que se rege pelos princípios do trabalho em parceria, de decisão e resolução partilhada, contando com 11 entidades parceiras que formam o Consórcio: Actual Gest; Agrupamento de Escolas de Valbom; Associação para o Desenvolvimento Integrado de Valbom (ADICV); Câmara Municipal de Gondomar; Centro de Formação Profissional da Indústria da Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR); Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar; Escola Dramática e Musical Valboense; Geoclube; Instituto de Emprego e Formação Profissional IP-Centro de Emprego de Gondomar; Instituto Português do Desporto e da Juventude; Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar; União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

A entidade promotora e gestora do P@ssport'IN GO E7G é a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar, que acolhe o projeto do Programa Escolhas desde a sua sexta geração.

A intervenção estrutura-se em três áreas estratégicas (Medidas I,II,III), definidas de acordo com as necessidades identificadas: (I) Educação, Formação e Qualificação; (II)Emprego e Empreendedorismo; (III) Dinamização Comunitária, Participação e Cidadania.

O projeto desenvolve várias atividades distribuídas pelas 3 medidas que trabalham estrategicamente as áreas descritas, nomeadamente "Escolhe o teu Rumo - Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais"; "Roteiro para a Inclusão - Dinâmicas de ação/prevenção sobre temáticas diversas"; "Motiv@te"; Mindfulness; Assembleia de jovens; Oficinas Dar´te; P@ssport'IN GO em movimento, entre outras, com especial destaque para as atividades da medida II - Emprego e Empreendedorismo, que serão mais relevantes para esta iniciativa Gondomar a Inovar 3.0, das quais evidenciamos o "Rumo ao emprego" que disponibilizada (in)formação profissional para jovens e adultos desempregados, orientação na procura de emprego, acompanhamento personalizado no processo de (re)inserção profissional, divulgação de oferta de emprego, divulgação de programas; "Check-In" que se constitui por um grupo de partilha e reflexão sobre a situação de desemprego e desenvolvimento de estratégias pessoais que estimulem/motivem a procura ativa de emprego; "Conversas empreendedoras" que pretende constituir-se como um momento (in)formal, no qual serão convidadas figuras públicas de referência na área da inovação e do empreendedorismo social, para darem o seu testemunho relativamente ao percurso profissional, com enfoque no desenvolvimento pessoal, perseverança e capacidade empreendedora; "Clube do Empreendedor Jovem" que visa proporcionar orientação e acompanhamento a grupos de jovens, com o principal objetivo de cultivar e desenvolver o espírito criativo e empreendedor dos participantes, assim como estimular potenciais ideias de negócio; "Summerjobs" que pretende promover a ocupação dos tempos livres dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, no período das férias de verão, visando a sua participação em pequenos projetos de interesse para a comunidade, proporcionando experiências em contexto de aprendizagem não formal ou em contexto ativo de trabalho; "viagem pelas profissões" que procura proporcionar a aproximação e a vivência de diferentes profissões, a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, potenciando oportunidades de contacto/visita a empresas, instituições públicas e privadas, como quartel dos bombeiros, hospitais, PSP/GNR, empresas de ourivesaria e turismo, IPSS’s, "Faz-te @ Estrada" que se constitui um espaço dedicado ao emprego e formação, o qual visa apoiar no desenvolvimento de competências de pesquisa na Internet de ofertas de emprego e formação, bem como na elaboração de ferramentas de apoio à procura ativa de emprego, entre as quais cartas de apresentação, Currículo Vitae e recurso ao correio eletrónico para o envio de candidaturas espontâneas a emprego e/ou formação profissional, entre outras atividades.

Desta forma, pretende-se potenciar a vivência de experiências diversificadas, no domínio da educação e formação, formal e não formal, as quais fomentem a efetiva igualdade de oportunidades e a participação social, sustentando a intervenção comunitária numa lógica de proximidade territorial, privilegiando o envolvimento da comunidade, famílias e demais agentes educativos.


Academia GoldRepair E7G
 

Academia GoldRepair E7G

A Academia GoldRepair E7G é um projeto aprovado pelo Programa Escolhas para a sua 7ª Geração para o biénio 2019-2020, tendo como entidade promotora e gestora a Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária. Tem como área de atuação a freguesia de Fânzeres, nomeadamente nos conjuntos habitacionais de Santa Bárbara, Santo António e Várzea.
Este projeto tem como objetivo a intervenção terapêutica conciliada com a estrutura habitual de um grupo de jovens, utilizando estratégias contentoras e reparadoras, nomeadamente um sistema de pontos e de emblemas, apoiadas na relação afetiva e empática. Igualmente pretende desenvolver uma resposta de intervenção em problemas de comportamento em contexto escolar, através da valorização cultural e competências de vida.
Deste modo, trabalha as medidas I – Educação, Formação e Qualificação e III – Dinamização Comunitária, Participação e Cidadania, bem como irá ter um Centro de Inclusão Digital (CID).
A população alvo do projeto são crianças entre os 6 e os 25 anos, bem como os seus familiares e restantes elementos da comunidade.
A equipa do projeto:
- uma psicóloga (acumula função de coordenação)
- uma educadora social (Técnica do projeto)
- um monitor na área das TIC
- uma monitora com formação em educação
- uma pedopsiquiatra
- 3 voluntários (dinamização de atividades pontuais).